COMPARTILHAR

A década de 80 foi um período rico para a cultura pop, e Stranger Things, nova série originalNetflix é uma linda homenagem a “década perdida”.

stranger-things-posterbrOs minutos iniciais de Stranger Things poderiam facilmente se tratar de um episódio de The X Files, para ser mais especifica a situação em que o menino Will é colocado é exatamente igual ao episódio piloto de Arquivo X, e é assim durante toda a temporada. Stranger Thingsnão traz nada de novo, mas conta sua história e utiliza suas referências tão bem que desperta a nostalgia de quem ama uma boa e velha sci fi complicada e cheia de mistérios.

Somos apresentados a um grupo de amigos que são fieis uns aos outros como em Conta Comigo (1986), o desaparecimento de um deles desperta em toda a cidade uma apreensão que não se vê mais hoje em dia, e é no grupo de amigos que a história acontece. Mike, Justin e Lucas poderiam ser qualquer um de nós, se você está na casa dos trinta e poucos anos vai se emocionar com os garotos que se comunicam por um rádio enorme e saem em suas bicicletas para desvendar o mundo! E você que nasceu na década de 90 não se preocupe, você vai se lembrar de Os Batutinhas (1994). A fórmula é a mesma, e somada a uma ambientação que lembra bem aquele sucesso do Spielberg, esse mesmo, o E.T (1982). Ainda é pouco? Você que nasceu na metade da década de 70, tinha uns 12 aninhos nos anos 80, e que com toda a certeza amava Os Fabulosos X-men vai se encontrar na série. Todas essas produções são homenageadas em Stranger Things, a série é uma máquina do tempo que não se preocupa em inovar.

strangerthings_promotionalstill.0.0

O enredo de Stranger Things não é simples, mas também não é nada que possa mudar a vida de quem a assiste. Se você jogou Silent Hill vai captar um pouco mais rápido o que a série tem para desvendar, inteligentemente a história é jogada ao espectador de uma maneira cultural para os personagens e isso agrada os que rejeitam a forma Nolan de explicar uma história complexa, o enrendo não para e as explicações surgem naturalmente na trama. A pegada investigativa do show é quase que completamente tirada de Arquivo X(1993), quem é fã da sci fi dos anos 90 vai esperar que Mulder e Scully apareçam a qualquer momento e isso é muito bom. Não tem nada de novo e nem precisa ter.

A série tem referência a diversas outras produções da década de 80, os adolescentes do show são O Clube dos Cinco (1985) e estão Curtindo a Vida Adoidado (1986), e a série intencionalmente te faz perceber isso. Stranger Things é tão nostálgica que procurou nos anos 80 a sua principal estrela, Winona Ryder está no elenco é a cereja do bolo de homenagens que é Stranger Things. Rápida, interessante e corajosa a nova produção daNetflix passeia pela década de 80 e te transforma no Marty McFly sem sair da frente da Tv.

Stranger-Things